Procissão Náutica de Dom Bosco volta após 10 anos

Cortejo será realizado no próximo domingo (29), às 12h, antecedido pela realização de missa campal na Ermida

Procissão Náutica de Dom Bosco volta após 10 anos

No próximo domingo (29), o Lago Paranoá estará em festa para celebrar a retomada da tradicional Procissão Náutica de Dom Bosco, que desde 2011 não é realizada. Na programação, está prevista também a missa campal em homenagem ao copadroeiro de Brasília.

“O nosso governo está resgatando não apenas a Procissão Náutica de Dom Bosco, mas também a história da nossa cidade”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

A Procissão Náutica de Dom Bosco celebra os 138 anos do sonho do padre italiano e dez anos de operações da Capitania Fluvial de Brasília. Foi no século 19 que Dom Bosco teve a visão de que uma nova e revolucionária civilização nasceria no local onde Brasília foi construída, às margens de um lago, de onde jorrariam leite e mel.

Para a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, a retomada da procissão é um momento único para a história e o desenvolvimento da cidade. “O nosso governo está resgatando não apenas a Procissão Náutica de Dom Bosco, mas também a história da nossa cidade”, afirma.

Para a secretária, é o resgate também do turismo náutico, “valorizando o nosso querido lago, que é um patrimônio, e queremos, cada vez mais, que a população possa desfrutar, que empresas possam gerar emprego e renda, e que os turistas possam conhecer e saber que o Paranoá é o maior lago artificial do mundo”, afirma a secretária.

A procissão terá início às 8h, com uma carreata que sairá do Santuário São João Bosco (702 Sul) até a Ermida Dom Bosco (QL 28 do Lago Sul). Em seguida, acontecerá a missa campal na Ermida Dom Bosco, com início às 10h. A saída da procissão náutica, com embarques no deck da Ermida Dom Bosco, está prevista para às 12h.

O cortejo náutico passará pela Ponte JK por volta das 13h30, retornando para a Ermida Dom Bosco às 14h. A dispersão das embarcações está programada para as 15h30. A etapa seguinte será uma carreata da Ermida até a Paróquia São João Bosco (Núcleo Bandeirante), onde o evento será encerrado com uma missa às 18h.

O evento é uma realização da Secretaria de Turismo (Setur), com o apoio institucional da Secretaria de Governo (Segov), o suporte logístico da Marinha do Brasil e a participação do Brasília Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Conta ainda com a parceria da Arquidiocese de Brasília; Salesianos; Associação Náutica, Esportiva e do Turismo de Brasília (Asbranaut); Federação Náutica de Brasília (FNB) e Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e Esportes do Distrito Federal (Sinlazer).

Programação:

8h: Saída da carreata do Santuário São João Bosco (Asa Sul) até a Ermida Dom Bosco (Lago Sul);
10h: Missa Campal na Ermida Dom Bosco;
12h: Saída da Procissão Náutica de Dom Bosco, a partir do deck da Ermida Dom Bosco;
13h30: Passagem pela Ponte JK;
14h: Retorno para Ermida Dom Bosco;
15h30: Dispersão das embarcações na Ermida Dom Bosco;
16h30: Carreata da Ermida de São João Bosco até a Paróquia São João Bosco (Núcleo Bandeirante);
18h: Missa na Paróquia São João Bosco.

*Com informações da Secretaria de Turismo do DF

Qual é a sua reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0